Adaptação de lentes de contato

O que é?

São todos os procedimentos realizados, envolvendo a consulta médica, exames e orientações necessárias para o paciente que deseja fazer o uso de lentes de contato de forma segura.

Como é realizada

O candidato à adaptação de lentes deve ser submetido a um exame oftalmológico minucioso. Em alguns casos necessário, até mesmo exames complementares como ceratometria, topografia e microscopia especular.

Esses exames, aliados a uma boa indicação, permitem uma avaliação preliminar apropriada. Depois disso paciente recebe orientações quanto aos cuidados e acompanhamento necessário ao uso das lentes.

O processo de adaptação à lente de contato é um Ato Médico.

Indicações

São indicadas como opção de correção para os pacientes que apresentam miopia, astigmatismo, presbiopia ou hipermetropia.  Ou algumas doenças oculares como o ceratocone.

Podem ser ainda ser indicadas com finalidade estética em pacientes com opacidades ou cicatrizes corneanas, nas quais a córnea pode apresentar um aspecto esbranquiçado indesejável. E ainda, como curativo para alívio da dor ocular ocasionada por lesões, brasões e úlceras corneanas.

Maior conforto visual para prática de atividades esportivas 

As lentes podem melhorar a estética aumentar a autoestima. Porém, para alguns pacientes (olho seco severo, uveítes, conjuntivites) elas não são indicadas. 

O ideal é sempre procurar um Médico Oftalmologista para avaliação se você pode ou não ser usuário de lentes de contato e qual a melhor opção para você.

Tipos de lentes de contato

Lentes rígidas gás permeáveis

São lentes semi-flexíveis feitas com materiais que permitem a passagem de oxigênio através das lentes chegando diretamente à córnea e não so através das lagrimas que fluem sob elas. Por isso, são mais toleráveis e confortáveis.

Seu tamanho é menor que a córnea. Elas podem ser de uso diário ou prolongado e exigem um período de adaptação entre 2-3 semanas.

Elas são indicadas com maior frequência para pacientes que têm alto grau de astigmatismo.

São lentes que determinam menor risco de complicações oculares, como por exemplo, infecções oculares e/ou úlceras de córnea.

Lentes gelatinosas

São lentes flexíveis, maleáveis e extremamente confortáveis graças ao seu material que geralmente é silicone ou silicone-hidrogel. Podem ser de uso diário ou prolongado. 

Após o período de adaptação inicial, é comum que elas não sejam mais percebidas no olho. 

São ótimas para a prática de atividades esportivas e para uso recreativo para quem deseja realçar ou mudar a cor dos olhos. 

As lentes gelatinosas necessitam de permanente manutenção, pois podem acumular proteínas e muco nas superfícies e causar irritação ou infecção ocular. E ainda, podem rasgar total ou parcialmente, gerando bastante desconforto ao uso.

Ao primeiro sinal de irritação, vermelhidão ou dor ocular o uso deve ser suspendido e o médico oftalmologista deve ser procurado.

Lentes esclerais

São lentes semi-rígidas, gás-permeáveis, de tamanho maior que as lentes de contato convencionais. Tem indicação em alguns casos especiais como: ceratocone, degeneração marginal pelúcida, ectasias corneanas secundárias, altas miopias, olho seco.

O uso de lentes de contato tem riscos?

Existem riscos em caso de uso de modo inadequado ou em casos onde o período de utilização da lente não é respeitado.

As lentes de contato entram em contato diretamente com a mucosa dos olhos então todos os cuidados devem ser seguidos rigorosamente, são eles: limpeza, desinfecção, armazenamento, período de uso adequado. Além disso, avaliações periódicas são recomendadas. 

As principais complicações relacionadas ao uso da lentes, são:

  • Conjuntivites papilares

  • Conjuntivites infecciosas

  • Úlcera de córnea

  • Abrasões ou outras lesões corneanas não infecciosas

  • Edema de córnea

  • Visão turva

Cuidados Especiais

  • Lavar bem as mãos com sabonete neutro, antes do manuseio das lentes

  • Usar as técnicas adequadas para colocação e retirada das lentes 

  • Usar maquiagem e removedor de maquiagem à base de água, preferindo sempre os produtos hipoalergênicos

  • Aplicar maquiagem após a colocação das lentes, e remover as lentes somente quando a maquiagem for retirada

  • Jamais compartilhar produtos de maquiagem ou lentes de contato com outras pessoas

  • Higienizar o estojo de maquiagem e trocar com regularidade, conforme orientação oftalmológica

Onde Estamos

  • Av. Bernardo Sayão, 3650
    Ed. Medical Center
    3º andar, sala 311

  • Maranhão Novo, Imperatriz - MA

  • CEP: 65903-075

Contatos

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2021 Clínica Oculare - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade